VII SEst

  Ministrantes


Ministrantes

RANIERI RAMOS



Formado em Estatística pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Trabalhou nas áreas de educação, agronegócio e saúde. Atualmente atua como Estatístico da Unimed de Santa Catarina e Conselheiro do CONRE-4. Idealizador e mantenedor do Projeto “O Estatístico”. Apaixonado por análise de dados e tecnologia. Responsável por promover a estatística de um jeito simples e divertido por meio do blog e das redes sociais.
                        GUILHERME BARRETO FERNANDES



Bacharel em Estatística pela UFSCar e Mestre em Economia, possui cerca de 10 artigos publicados na área risco de crédito e fraude em revistas nacionais e internacionais, assim como apresentações em congressos dentro e fora do Brasil.
Com 11 anos de experiência no mercado financeiro e de consultoria, hoje atua como gerente de consultoria em analytics na Serasa Experian tendo atuado nos variados projetos: de risco de crédito a fraude, de cobrança a CRM, de forecast financeiro a estratégia de atuação setorial; nos mais variados setores como bancos e financeiras, varejistas, seguradoras, telecoms, programas de fidelidade e utilities. Atuou também em áreas de risco de crédito PJ e financeira. 


 
MARCOS NASCIMENTO MAGALHÃES


Professor do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Licenciado e Mestre em Estatística pelo IME-USP e Doutor em Engenharia Industrial e Pesquisa Operacional pela Virginia Polytechnic Institute and State University, Virginia, EUA. Sua área de pesquisa atual é Educação Estatística. É autor do livro Probabilidade e Variáveis Aleatórias, Edusp (3ª edição, 2015) e co-autor de Noções de Probabilidade e Estatística, Edusp (7ª edição, 2015).
    PABLO MARTÍN RODRÍGUEZ


Prof. do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC - USP), possui doutorado e mestrado em Estatística pelo IME-USP (2010 e 2007, resp.) e graduação em Matemática pela Universidad Nacional de la Patagonia "San Juan Bosco”, Argentina (2004). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Laboratoire de Probabilités et Modèles Aléatoires da Université Paris Diderot (Ago/2015 a Ago/2016) e no IMECC-UNICAMP (Nov/2010 a Dez/2011). Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Vice-Coordenador do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística USP/UFSCar (PIPGEs), tendo sido coordenador de, pelo menos, 7 eventos científicos, desde 2012. É o idealizador do ciclo de seminários de Probabilidade e Sistemas Complexos, realizado desde 2014 entre o ICMC-USP e a UFSCar, e do Workshop on Probabilistic and Statistical Methods que se encontra em sua sexta edição e está vinculado ao PIPGEs. Tem experiência na área de Probabilidade, com ênfase em Processos Estocásticos Especiais, atuando principalmente em sistemas de partículas interagentes, percolação, grafos aleatórios, processos de ramificação e modelagem estocástica de sistemas complexos. 

ALANA DE PAIVA NOGUEIRA FORNERETO GOZZI



Possui graduação em Terapia Ocupacional pela USP-Ribeirão Preto (2007), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Possui especialização no Método Terapia Ocupacional Dinâmica (MTOD) e em Saúde da Família. Atualmente é Professora Assistente na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental e atenção básica em saúde.

    DANIEL V G RODRIGUES PERES



Graduado em Economia pela USP Ribeirão Preto e com mestrado na área, antes de entrar para a Clearsale, Daniel trabalhou no mercado financeiro e, consequentemente, adquiriu conhecimento em diversas áreas e um perfil flexível de atuação, misturando uma visão de negócio com a visão técnica em modelagem estatística. Atualmente trabalha no desenvolvendo de algoritmos de detecção de padrões em diversas áreas como emissão de cartões online, e-commerces e afins. 

HAYALA CAVENAGUE DE SOUZA



"Doutoranda no programa Saúde da Comunidade (FMRP-USP) na linha de pesquisa de Métodos Quantitativos em Saúde, mestre pelo mesmo departamento e Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atualmente é colaboradora de pesquisa do projeto BOLD (Better Outcomes in Labour Difficulty), de inciativa da OMS. Entre 2013 e 2025, atuou como Estatística do Laboratório de Epidemiologia e Estatística do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, LEE-IDPC. Em sua graduação, atuou em projetos como ' Perfil dos candidatos e ingressos do processo seletivo UFSCar' e na Empresa Junior de Estatística. Atuou, também, como auxiliar de pesquisa da Prof. Dra. Gleici da Silva C. Perdoná na Faculdade de Medicina- USP. "
    LUIZ FERNANDO OHARA KAMOGAWA 



Economista com doutorado em Economia pela ESALQ-USP. Experiência de mais de 10 anos em áreas analíticas e de desenvolvimento de modelos de grandes empresas. Experiência acadêmica como professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009-2012) , ANBIMA e na BM&F Bovespa (2009-atual). Foi gerente de validação de modelos analíticos em grande banco nacional e gerente sênior analítico em grande banco internacional. Atualmente é Gerente de Pesquisa e Inovação no Bradesco, responsável pelo desenvolvimento de modelos especialmente de aprendizado de máquina (Machine Learning) e em ambiente de grande volume de dados (Big Data).

MIGUEL FRASSON



Doutor em Matemática pela Universidade de Leiden (Países Baixos), professor do ICMC-USP desde 2005, onde além da docência na graduação, é orientador dos programas de Pós-graduação em Matemática e no Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). Trabalha com equações diferenciais ordinárias e funcionais. Tem uma queda por álgebra linear, matemática básica, computação e aplicações da matemática no dia-a-dia.

   
NAYÁRA OLIVEIRA
 


Master Coach com certificação Internacional pela ICI (International Association of Coaching-Institute), Analista de Perfil Comportamental para todo manuseio e utilização da ferramenta e metodologia DISC®. Possui formação em Psicologia e especialização em Gestão Organizacional e de Pessoas, ambas pela Universidade Federal de São Carlos. Após trabalhar por 06 (seis) anos na área de Gestão de Pessoas (com cargos de Analista, Consultora e Coordenadora de Recursos Humanos), encontrou no coaching a forma de alinhar sua missão de vida com sua profissão, onde contribui de forma transformadora e única na vida das pessoas, a fim de apoiá-las a se conhecerem profundamente e utilizarem seus melhores recursos para assim entrarem em ação e construírem, com clareza e confiança, a carreira profissional que sempre desejaram.
DOUGLAS MILANEZ



Engenheiro de Materiais (2009) pela UFSCar. Mestre (2011) e Doutor (2015) em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar, atuando na linha de pesquisa Informação Tecnológica e Estratégica em Materiais, com ênfase em métodos quantitativos de análise da informação e elaboração de indicadores de Ciência e Tecnologia (C&T), tendo como fonte primária publicações científicas e documentos de patente, com vistas à Prospecção Tecnológica e ao suporte ao planejamento e tomada de decisão. Atua como pesquisador do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar desde 2010. Por duas vezes, foi pesquisador convidado no Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia, da Universidade de Leiden, Holanda (2014 e 2017). Em 2015, foi professor substituto do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar, Tem experiência e atua em pesquisa nas áreas de Big Data, Data Science, Bibliometria, Mineração de Textos e Propriedade Intelectual.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9233120345793647


    ANDERSON SOUZA 



Graduado em Bacharelado em Estatistica pela UFSCAR em 2012. Atualmente trabalha como analista SÊnior na Área de Consulting Analytics | Decision Analytics na empresa Serasa Experian. Possui grande experiência nas áreas de modelagem e georeferencia e na utilização dos mais variados softwares estatísticos/Database utilizados no mercado: SAS, SPSS, R, Statistica, SQL, ORACLE, TERADATA, POSTGRESQL.











GUILHERME ARANTES CANELLA



Graduação: Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2010 - 2013) Mestre em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos IQSC (2015 - 2017) Universidade de São Paulo USP - São Carlos - Orientador: prof. Dr. Roberto Luiz Andrade Haiduke Atual: Doutorado em Química pelo Instituto de Química de Araraquara IQ (2017 - 2020) Universidade Estadual Paulista UNESP - Araraquara - Orientador: prof. Dr. Vivian Vanessa França Henn

    AFONSO FERNANDES VAZ



Bacharel em Estatística pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Atualmente é aluno de mestrado do Programa Interistitucional de Pós-Graduação em Estatística UFSCar - USP, pesquisando principalmente técnicas de Statistical Leaning.




       
NATÁLIA OLIVEIRA



Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Foi bolsista de iniciação científica FAPESP por dois anos. Atualmente é aluna de mestrado do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística DEs-UFSCar e ICMC-USP (PIPGES).
    RICARDO FELIPE FERREIRA



Possui graduação em Matemática com ênfase em Matemática Aplicada e Computacional pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – UNESP – Campus de São José do Rio Preto (2012) e mestrado pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística UFSCar/USP (2015). Atualmente é aluno bolsista FAPESP de Doutorado no Programa Interinstituciona de PósGraduação em Estatística UFSCar/USP, no qual trabalha no projeto “Cadeias estocásticas de memória ilimitada com aplicação na neurociência” vinculado ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática – Neuromat.

Currículo Vitae: http://lattes.cnpq.br/2355076087945221

TAÍS ROBERTA RIBEIRO



Doutoranda em Estatística pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística Ufscar / Usp, início em 2017. Bolsista Capes. Mestranda em Estatística pelo Programa Interinstitucional de PósGraduação em Estatística Ufscar / Usp, 2015-2017. Bolsista Capes. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Unesp – Câmpus Rio Claro, 2011-2014. Bolsista Fapesp.  Pesquisa no mestrado na área de Análise de Sobrevivência, com dissertação intitulada “Modelagens estatística para dados de sobrevivência bivariados: uma abordagem bayesiana”. Pesquisa na graduação em Topologia Algébrica, de 2013 a 2014. Pesquisa na graduação em Teoria de Probabilidades, durante o ano de 2014.

    ANA ELISA MOLINA 




Ingressou no curso em 2011
Participou do projeto perfil
2014-2015: Ciências sem fronteiras - Estados Unidos
2015 - Presente: estágio na área de marketing na Tecumseh.
MÁRCIA MARIA BARBOSA DA SILVA 



Bacharelanda em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos, egressa do PET (Programa de Educação Tutorial) Estatística (3 anos e meio), estagiária na área de Finanças/Controladoria na Whirlpool Latin América - Rio Claro/SP.

    PAULA IANISHI



Responsável por ministrar Monitorias das disciplinas de Probabilidade A e Estatística 2, assim como ministrar de minicursos de Excel e SQL oferecidos pelo Programa de Educação Tutorial (PET). Participação do Programa Ciência Sem Fronteiras em Algoma University no Canadá, onde foram cursadas as disciplinas de SQL, Business Statistics, Introduction to Statistics, entre outras. Estágio na empresa Pernambucanas. Responsável pela criação e acompanhamento de dashboards, manutenção de forecasts, desenvolvimento de um simulador de despesas pessoais e extração de bases através de SAS-SQL. Como analista na Nielsen, é responsável por acompanhar e controlar as amostras utilizadas em pesquisas, analisar a informação coletada buscando identificar possíveis outliers e analisar e liberar bases de dados que será utilizada por clientes internos e externos.

LISSA ANDRÉA VICTÓRIO INFORÇATTI



Entrou no curso de Estatística no ICMC em 2011 e faz estágio na Gemalto. Fez intercâmbio de um ano em Clarion University of Pennsylvania e dois meses de pesquisa em Duke University. Durante a pesquisa aprendi muito, mas não me identifiquei fazendo isso por outro tempo então decidi ir em busca de um estágio.
Trabalho na área de Service Performace Group (inovação e análise de serviços recorrentes da empresa), a qual fica inserida em Mobile Marketing. No dia a dia, faço análise de serviços da empresa para verificar tendência e/ou sazonalidade. Também faço análise preditiva, geração de dashboards e participo da solução autifraude.
    WELLINGTON PUERTA




Bacharelando em Estatística pela UFSCar,
ingresso em 2013. Ex-membro do PET (Programa
de Educação Tutorial) e atualmente estagiário na
área de Data Science na empresa Stepwise - São Carlos

ADRIANE DONEGÁ



Adriane Donega. Formada em estatística na UFSCAR no final de 2015. Atualmente trabalha na empresa SKY em uma área de estratégia, que através de análises estatísticas aplicadas ao negócio de Pay TV ajudam a direcionar as tomadas de decisões da empresa.

    FELIPE MARANGONI



-
ICMC JÚNIOR



A ICMC Júnior existe para impactar a sociedade! Através de projetos comerciais e o contato com empreendedorismo, queremos desenvolver nossos membros como líderes que tornam a nossa sociedade cada vez melhor. Há 25 anos no mercado de TI, proporcionamos vivência empresarial para os estudantes do ICMC independente de seus cursos de graduação e iluminamos os sonhos de nossos clientes.
    SEst


A SEst é um evento realizado anualmente por alunos do curso de Estatística da Universidade Federal de São Carlos. Em 2016 nos unimos com os alunos do curso de Estatística da Universidade de São Paulo (USP – Campus de São Carlos/SP). O evento tem como principal objetivo, complementar a formação acadêmica e profissional dos alunos, tendo uma programação rica em palestras, minicursos e mesas redondas com profissionais da área, sendo estes ex-alunos ou não, além de visitas técnicas.









EJE



A EJE é uma empresa, sem fins econômicos, formada por estudantes do curso de Bacharelado em Estatística da UFSCar, tem como objetivo aprimorar a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula através de serviços prestados a comunidade em geral, atuando com eficiência em diversas áreas de consultoria, como projetos de pesquisas de opinião e mercado, análises estatísticas para teses de mestrado e doutorado, entre outras análises. Além disso, visa desenvolver o potencial empreendedor, as habilidades administrativas e a capacidade analítico-expositiva dos alunos, puncionando o contato com o mercado de trabalho e auxiliando no aperfeiçoamento de suas habilidades e no desenvolvimento de competências para uma melhor atuação frente ao mercado.

   
PET Estatística



 O PET (Programa de Educação Tutorial) é um programa desenvolvido por grupos de estudantes provenientes de cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como base a educação tutorial. O grupo PET do Curso de Bacharelado em Estatística da UFSCar iniciou suas atividades em 2006 com o professor Jorge Oishi, do Departamento de Estatística, passando em 2009 para a tutoria do Prof. Pedro Ferreira Filho. Atualmente, o grupo é formado por 12 membros.







SACIM 



A SACIM (sigla que significa: Secretaria Acadêmica da computação, informática, matemática e estatística) é uma organização sem fins lucrativos que visa uma coisa: a qualidade de vida dos alunos do ICMC. Estamos aqui no primeiro dia de matrícula e vamos estar até formatura, fazendo kits de canecas e camisetas, moletons, festas, reuniões, sendo a voz dos alunos em todas as situações em que é necessário, entre tantas outras coisas.