VII SEst

  Palestras

Problemas, probabilidade e mais problemas!

Pablo Martín Rodríguez

Diversos conceitos que aprendemos hoje na teoria das probabilidades foram inspirados na resolução de problemas práticos que, em muitos casos, pouco têm a ver com as aplicações que atualmente conhecemos. Nesta palestra será realizada uma revisão sobre alguns desses problemas clássicos e suas consequências na modelagem estocástica de fenômenos aleatórios.


 
Aplicação de Algoritmos de Machine Learning na prevenção a fraudes online
Daniel V G Rodrigues Peres

O crescimento do comércio online no Brasil é indiscutível. Junto com o crescimento vem também o aumento daqueles que utilizam da compra não presencial para cometer crimes de fraude. Isso leva não só a uma perda para os lojistas mas também para o cliente que teve seus dados roubados e é a principal vítima da fraude. É nesse contexto que entra a Clearsale combatendo o problema da fraude em diferentes esferas do e-commerce para dar tranquilidade ao lojista e segurança ao cliente.

Os participantes dessa palestra saberão como fazemos essa gestão - o jeito Clearsale de lidar com a fraude. Mostraremos como colocamos em prática a teoria e as técnicas aprendidas durante os anos de faculdade na busca frenética de combate à fraude online.

 
Falando de Saúde Mental e a Vida Universitária: entre probabilidades, aleatoriedades, incertezas e futuros

Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi

A convite dos próprios estudantes, falar sobre saúde mental e vida universitária tem sido cada vez mais urgente, já que se mostram preocupados com as consequências que a vida acadêmica pode trazer para sua saúde mental. Este encontro contará com uma apresentação dialogada sobre saúde mental em geral e qualidade de vida e dinâmicas envolvendo levantamento de expectativas e aspectos da própria saúde mental dos estudantes presentes. Será também oferecida informação sobre locais para procurar ajuda, quando esta se faz necessária. Docentes, estudantes e trabalhadores precisam debater este tema.    

 
 
Estatística na sociedade, alguns desafios


Marcos Nascimento Magalhães


A presença de Estatística no mundo atual, e em particular no Brasil, é muito intensa. Para qualificar melhor essa presença é preciso enfrentar alguns desafios. Nessa conferência, comentamos dois deles: um referente à formação dos Estatísticos e o outro relacionado à formação de professores de Matemática.  Exemplos e sugestões serão apresentadas.

 

Oportunidades e Tendências de Trabalho do Estatístico no Mercado Financeiro

Luiz Fernando Ohara Kamogawa

- Áreas de atuação (ramos de negócio, departamentos, carreira)

- Mapa de conhecimentos e competências (técnicas, ferramentas, linguagens de programação, soft skills)

- Principais tendências (expansão da atuação para ramos não tradicionais e o papel em ambiente de transformação digital e de uso massivo de dados e dados não estruturados – big data)

 
 
Qual é a sua trajetória? 

Raniere Ramos


A profissão de estatístico foi considerada uma das mais promissoras da atualidade e a projeção é de que cresça 34% até 2024. 

A jornada para ser um estatístico é árdua e muitas vezes mais longa do que planejamos. A formação teórica pesada, as dificuldades, as conquistas, as derrotas, as experiências e as amizades fazem parte dessa trajetória enriquecedora. Contar sobre essa trajetória, sobre o futuro da estatística e de sua ampla aplicação é algo que faço com muito prazer no blog "O Estatístico".

De uma forma ou de outra, todos nós fazemos uma trajetória em busca de um objetivo. Qual é a sua trajetória?

 
Métodos Estatisticos no Monitoramento do Trabalho de Parto: Projeto BOLD/ SELMA da Organização Mundial da Saúde
Hayala Cavenague de Souza

O projeto BOLD foi desenvolvido com o objetivo de acompanhar a gestação e monitorar o trabalho de parto para promover melhores ações de apoio a mulher durante o mesmo. Uma parte do projeto teve a finalidade desenvolver uma ferramenta moderna, chamada de SELMA, que projeta-se como uma alternativa a método já utilizados como, por exemplo, o partograma. Para a construção da ferramenta utiliza-se diferentes métodos estatisticos e computacionais, com intuito de associar variáveis fixas e dinâmicas  avaliadas durante o parto para identificar quais os elementos são considerados como gatilhos para realização de uma intervenção e, assim, prevenir um desfecho indesejado. Nesta palestra discutiremos o processo da parceria com a OMS na realização do projeto, bem como, apresentaremos alguns dos métodos estatisticos utilizados na construção de SELMA.



 
Escolhas num universo de incertezas

Guilherme Barreto Fernandes

Tomar decisões em situações onde existe uma escolha melhor é bastante simples. O problema começa quando tomamos decisões num universo de incertezas. Situações como quando não sabemos exatamente o que estamos escolhendo, quando as opções são todas ruins ou todas boas, quando nossa decisão depende da escolha de outros parceiros ou outros players. Nessa palestra vamos discutir algumas ideias sobre escolhas em situações ordinárias e extremas. Falaremos sobre alguns problemas em teoria dos jogos e alguns exemplos práticos no dia a dia do trabalho. Por fim, teremos uma brincadeira e gostaria que todos que queiram participar entrem no site do Serasa Score (https://www.serasaconsumidor.com.br/score/) e descubram qual sua pontuação no credit score. Tenham em mãos essa pontuação no dia da palestra.